terça-feira, 9 de março de 2010

Deus em Rousseau

Acabo de ler isto, e acabo de descubrir que gosto de Rousseau:

"Esse Ser que quer e que pode, esse Ser, ativo por si mesmo, esse Ser, enfim qualquer que seja, que move o universo e ordena todas as coisas, eu o chamo Deus. Acrescento a esse nome as idéias reunidas de inteligência, de poder, de vontade, e a de bondade, que é uma conseqüência necessária; apesar disto não conheço melhor o Ser que assim classifico; ele se furta, tanto aos meus sentidos como ao meu entendimento; quanto mais penso nele, mais me confundo; sei com muita certeza que ele existe, e que existe por si mesmo; sei que minha existência é subordinada à sua, e que todas as coisas que conheço se encontram absolutamente no mesmo caso. Percebo Deus por toda parte em suas obras; sinto-o em mim, vejo-o à minha volta; mas tão logo quero contemplá-lo em si mesmo, tão logo quero procurar onde está, o que é, qual a sua substância, ele me escapa, e meu espírito perturbado não percebe mais nada."

Para ele, se sentimos no mais profundo do nosso ser que Deus existe, então Ele existe. Não precisamos de nada que prove a sua existência, porque Deus existe em nós; a nossa relação com Ele é imediata, sem a necessiadade de intermediários. Deus existe no nosso íntimo.

2 comentários:

  1. Vou chorar =')
    Estou mesmo emocionada.
    É isso mesmo Babs. Deus vive em nós. Felicidade!
    xD Texto mais lindo ;)

    ResponderEliminar
  2. Gente que percebe pouco de História e de Iluminismo pensa que o Iluminismo, de um ponto de vista cristão, foi uma era má porque lutou contra Deus.
    Essas pessoas estão completamente enganadas! Os Iluministas lutaram contra o sistema repressivo da Igreja católica, mas todos eles, até Voltaire (que odiava a igreja), admitiam que é impossível Deus não existir.

    Também li "A Enciclopédia" de Diderot para conhecer a definição "Iluminista" sobre Deus. É de ficar de boca aberta! Eles só falam bem de Deus!

    ResponderEliminar